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Marília Barreto
Formou-se em Euritmia pela Escola Superior Hogeschool Helikon em Haia na Holanda. De volta ao Brasil, foi co-fundadora do Grupo de Euritmia de São Paulo, onde atuou em projetos de pesquisa e turnês artísticas. Fez mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUS-SP, dedicou-se durante 25 anos à Educação, lecionando Euritmia para todas as séries, com foco no Ensino Médio, tanto na Escola Waldorf Rudolf Steiner quanto no Colégio Waldorf Micael de São Paulo.
Realizou entre 2003 e 2017 inúmeros projetos extracurriculares e 11 turnês internacionais com grupos jovens, como fundadora e coreógrafa do Terra Brasilis Euritmia, do Grupo VOA de euritmia jovem e da Pré-Graduação Terranova. Em 2010 criou a Cia Terranova como espaço para pesquisa e criação de espetáculos de Euritmia, em diálogo com outras artes e artistas. Estão entre suas realizações: Oblivion (2010-12), Os Servos de Pan (2014-17), Na anatomia oca dos pássaros – ensaio lírico a Santos Dumont (2018-22) e A RIXA DAS BRUXAS ou o menino que queria voar (2018-22).
Daniela Meirelles
Graduada em Educação Física e Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), atuou como professora de dança, lecionando para crianças e jovens da rede pública e privada de ensino. Fez mestrado em Artes da Cena na Escola Superior de Artes Célia Helena. Desde 2007, atua como professora de Euritmia na Escola Waldorf Rudolf Steiner (EWRS) e desde 2015 dirige o Grupo de Euritmia Jovem YggBrasil. Além disso é docente da Faculdade Rudolf Steiner (FRS), tanto na graduação como na pós-graduação, e onde também dirige o projeto de extensão Coletivo IANDÉ.
Patrícia Ghirello Bertalot
Patrícia Ghirello Bertalot oniciou sua carreira como bailarina, formada pela Royal Academy of Dancing. Atuou como bailarina nos grupos mais renomados do Brasil, como Cisne Negro e Grupo Corpo. Foi convidada por Ivaldo Bertazzo para trabalhar como sua assistente no espetáculo “O Cavaleiro da Rosa”. Com Ivaldo Bertazzo, formou-se em Reorganização do Movimento. Em paralelo, completou os estudos em Euritmia Artística em 1997, especializou-se na área pedagógica, reconhecida pela Secção de Artes Oratórias do Goetheanum, Suíça. Apresentou-se com o Grupo de Euritmia de São Paulo em inúmeras cidades da América do Sul, Estados Unidos e Europa. Coreografou a abertura e encerramento dos Jogos Abertos do Interior e a abertura dos Jogos Regionais de Idosos em Botucatu. Ministrou curso na Pós-Graduação em Pedagogia da Uniitalo, na especialização em Agricultura Organica e Bio-Dinamica pela UNIUBE e no Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da Universidade Federal de Pernambuco. Desde 1989, especializou-se em projetar e operar a iluminação para espetáculos de Euritmia. É docente responsável da Formação em Euritmia no Brasil.
Cláudio Bertalot
Cláudio Bertalot formou-se em Artes pela Alanus University na Alemanha e em Euritmia pelo Instituto de Pedagogia Annener Berg, ambas as instituições na Alemanha. Em 1988 participou da fundação do Grupo de Euritmia de São Paulo, com o qual se apresentou em inúmeras cidades da América do Sul, Estados Unidos e Europa. Cláudio foi convidado a lecionar epistemologia no curso de Pós-graduação da Geografia na USP. Foi Professor docente da especialização em Agricultura Orgânica e Biodinâmica pela UNIUBE. Ministrou curso na Pós-Graduação em Pedagogia da Uniitalo e no Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da Universidade Federal de Pernambuco.
Em 1993 criou a “Formação em Euritmia Artística no Brasil” (FEART), onde atua como docente até hoje. Cláudio é músico violoncelista, integrante da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu. Além disso, se dedica à tradução para o português de textos, poemas e versos de Rudolf Steiner, sendo a participação na tradução do livro “A Filosofia da Liberdade”, um de seus últimos trabalhos nesta área, publicação de 2022.
Joaquim José de Assis
Estudou Dança Moderna em São Paulo e, em 1996, formou-se em Euritmia Artística, Pedagógica e Terapêutica no Instituto de Pedagogia Waldorf de Witten-Annen e na Escola de Euritmia Terapêutica em Pforzheim, ambas na Alemanha. Reside em Florianópolis e entre 1997 e 2008 foi professor de Euritmia na Escola Waldorf Anabá.
Atualmente leciona em inúmeros cursos de formação artística e terapêutica da Associação Sagres, onde também coordena cursos e seminários. Joaquim também dá aulas no Curso Básico de Antroposofia e Formação em Medicina Antroposófica na ABMA (Associação Brasileira de Medicina Antroposófica - regional de Santa Catarina) em Florianópolis e faz atendimentos terapêuticos individuais.
Elisa Ferrari Manzano
Formou-se em Euritmia e Pedagogia Waldorf em Witten Annen, Alemanha. Graduou-se em Pedagogia na UNICAMP e em 2018 e concluiu seu Master of Art em Euritmia Terapêutica na Alanus Hochschule, Alemanha. Sua Tese de Mestrado, cujo tema é “O Burnout e a Euritmia Terapêutica – Um Estudo de Caso” pode ser lida no original em alemão no site da ABRE.
Trabalha em diversos cursos de Fundamentação em Pedagogia Waldorf, Pedagogia Social e Consultoria Antroposófica. Atua também como Euritmista Terapêutica de adultos e crianças. Desde 2003 leciona na Escola Waldorf Veredas em Campinas, no Ensino Infantil, Fundamental e Ensino Médio. Durante a Pandemia da Covid-19 realizou diversos cursos online, entre eles, “As Sete Qualidades Planetárias”.
Renate Nisch
Formou-se na Academia de Euritmia de Haia, Holanda. Master of Arts pela Alanus University, Alemanha. Membro por cinco anos do Ensemble de Eurtimia de Haia, com turnês por toda a Europa. Atuou como professora de Euritmia para crianças e adolescentes em diferentes escolas em São Paulo e na Holanda durante 20 anos. Membro fundador do Grupo de Euritmia Artística de São Paulo, com turnês pela Europa, Estados Unidos e América Latina. Desde 1993 é docente responsável pela concepção e realização da Formação em Euritmia artística (FEART), e pela formação de Euritmia terapêutica (Fet) no Brasil. Foi tutora e mentora das formações no Chile e na Argentina. É membro da Diretoria da Associação Brasileira dos Euritmistas (ABRE). Participou como euritmista e coreógrafa em vários espetáculos nos últimos 20 anos. Mora em São Paulo.
Ana Teresa Penteado
Formou-se em Pedagogia pela PUC de São Paulo e em Terapia Artística pelo Centro Paulus de Estudos Goetheanísticos. Formou-se em Euritmia, com especialização nas áreas pedagógica, reconhecida pela Seção de Artes Oratórias e Musicais do Goetheanum, e em Euritmia Terapêutica reconhecida pela Seção Médica do Goetheanum, Suíça. Durante toda sua trajetória tem se dedicado à Euritmia nas suas três vertentes: Artística, Pedagógica e Terapêutica. Participou do Grupo de Euritmia de São Paulo, com turnês pelo Brasil e Europa. Ministra aulas nas diversas formações antroposóficas que ocorrem por diferentes regiões do Brasil. É professora e coordenadora da Formação em Euritmia Artística no Brasil (FEART), além de Diretora da Associação Brasileira dos Euritmistas (ABRE). Em sua prática atua levando arte, auxiliando associações, instituições e pessoas individualmente em consultório.
Giovanna Brant
Estudou música no Conservatório Estadual de música Lorenzo Fernandez de Montes Claros de 1971 a 1980 e Estudou Ballet Clássico, Moderno e Jazz de 1974 a 1980. Formou-se em Ciências econômicas pela Faculdade de Administração e Finanças do Norte de Minas. Fez curso de Modelagem Básica na FAAP. Fez o curso de Fundamentação e Treinamento em Pedagogia Waldorf e trabalhou durante 7 anos como professora Waldorf e tutora em Pedagogia Waldorf. É instrutora de Danças Circulares. Formou-se em Euritmia Artística com especialização em Euritmia Pedagógica. Participa de cursos, seminários e congressos relacionados a temas pedagógicos, dança, ginástica e aprofundamento em Euritmia. É tesoureira da Associação Brasileira dos Euritmistas desde 2011 e trabalha na administração financeira das formações de Euritmia Artística e Euritmia Terapêutica. Atualmente faz parte do Grupo Experimental de Euritmia e ministra aulas em formações e cursos livres para adultos.
Juliana Kinko
Formou-se em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo em 2001. Formou-se em Euritmia artística e pedagógica pelo Núcleo de Formação em Euritmia do Brasil em 2009 e atua há oito anos em escolas Waldorf no ensino de crianças e adolescentes. Atuou em diversas formações antroposóficas como o programa Gestão de mudança do EcoSocial, a formação em Aconselhamento Biográfico, o seminário de professores Waldorf de Brasília e o Grupo de Ciências da Federação Brasileira das Escolas Waldorf. No trabalho de Euritmia com adultos também ministrou curso no SESC Pinheiros em 2011. Está concluindo a especialização em Euritmia terapêutica, realiza atendimentos particulares e é voluntária no ambulatório da Associação Monte Azul como Euritmista terapêutica. É secretária da Associação Brasileira dos Euritmistas. Integra desde 2010 o Grupo Experimental de Euritmia, tendo realizado diversas apresentações artísticas.