top of page

eventos

A partir das atividades do Grupo de Euritmia de São Paulo, a ABRE foi concebida e constituída com o objetivo social de fomentar a pesquisa e o desenvolvimento desta arte, em seus diversos meios de aplicação: artístico, pedagógico, terapêutico e social. Ela tem como objetivo divulgar, apoiar e zelar por um aprofundamento da Euritmia tanto no Brasil como em toda América do Sul.

Juliette  4.jpeg

Juliette Schardt

Formada em Euritmia pela Escola Superior Hogeschool Helikon em Haia, conclusão em 1992. De volta ao Brasil, desenvolveu por 12 anos projetos artístico no Grupo de Euritmia de São Paulo. Especializou-se em Euritmia Terapêutica no Brasil e Suíça (2008) e em Extra Lesson no Brasil (2014). Por sete anos atuou como professora na Escola Waldorf Micaelis na cidade do Rio de Janeiro. Como artista, há anos integra o elenco da Cia Terranova no espetáculo infantil “A Rixa das Bruxas” e faz parte da peça “Yamandu Silêncio e Palavra”. Reside em São Paulo onde trabalha como professora nas escolas Waldorf Berta e Emil Molt e Colégio Waldorf Micael. Faz atendimentos terapêuticos e ministra aulas em seminários, eventos e workshops. Durante a Pandemia, ministrou vivências eurítmicas virtuais introduzindo a Euritmia a um público amplo e diversificado. A partir de janeiro de 2023, assume o cargo de Diretora da ABRE!

FOTO WAIRA.jpeg

Waira Alberich

Em 2005, após finalizar os estudos universitários em Arte e Cultura, Waira participou por nove meses de um Programa multicultural de Liderança Ética e Resolução de Conflitos, o Action for Life, da ONG Initiaves of Change apoiado pela ONU, quando passou por 25 nações com realidades sócio culturais bem complexas e diferentes. Formada em Pedagogia Waldorf participou em 2007 e 2008 da criação do Ensino Fundamental da Escola Waldorf do Recife (PE) e da fundação do Jardim Maturi, um projeto sócio educacional na Zona Rural de Olinda (PE). Formou-se em Euritmia artística pelo Eurythmeum CH na Suíça. De 2016 a 2020 trabalhou como Professora de Euritmia do 1º ao 8º ano na Rudolf Steiner Schule Basel, onde também atuou ativamente das Conferências Pedagógicas, Associações de Euritmia e Círculo de Estudos vinculados a Sociedade Antroposófica. Em 2022, voltou ao Brasil e concebeu o Euritmia para Todos, um projeto pedagógico itinerante que tem como objetivo fomentar a Euritmia nas Escolas Waldorf Brasil afora. A partir de 2023, assume o cargo de Vice-Diretora da ABRE.

Foto Luciane ABRE.jpeg

Luciane Rodrigues

Luciane Rodrigues formou-se no magistério, licenciou-se em Letras e se tornou mestra em Filosofia. É professora desde 1995 e já trabalhou com todas as faixas etárias, até o ensino universitário. Nos anos de 2010 a 2012, foi conselheira de cultura no município de Marília (SP), onde teve seu primeiro contato com a Antroposofia. A partir de seu interesse em pesquisas com hortas, estudou agricultura biodinâmica, agroecologia e educação ambiental. Integra uma iniciativa antroposófica, que trabalha com a agricultura regenerativa tropical. Em 2015, participou da fundação de uma Escola Waldorf em Aracaju (SE) e estudou esta pedagogia em Recife. Foi lá que se aproximou da Euritmia e, encantada, partiu rumo a essa formação tão profunda e transformadora. Concluiu a Formação de Euritmia Artística e Pedagógica em 2022 e leciona na Escola Waldorf São Paulo no Jardim e anos iniciais do Fundamental. Acredita em iniciativas associativas como meio para transformação social. A partir de 2023, assume o cargo de Diretora Secretária da ABRE.

Foto Ana Lucia (1).jpeg

Ana Lúcia Felipozzi

Formada em Análise de Sistemas pela Universidade São Francisco em Itatiba (SP), e atua como Diretora Regional na multinacional de tecnologia Oracle. Desde criança tem paixão pelo movimento, desenvolvendo paralelamente uma carreira artística. É bailarina profissional formada na Técnica de Dança Klauss Vianna por Rainer Vianna. Em 1993, atuou no musical “Noturno” e a “Televisão Matou a Janela” dirigida por Oswaldo Montenegro e Deto Montenegro. Cursou Ballet Clássico, por Armando Aurich e Dança Moderna por Suzanna Yamauchi no estúdio de Ballet Cisne Negro em São Paulo. É professora certificada em Pilates pela escola Polestar Education e participou de cursos e aulas de Reeducação do Movimento por Ivaldo Bertazzo. Em contato com a Escola Waldorf Novalis de Piracicaba (SP), percebeu o grande potencial da Euritmia. Concluiu a Formação de Euritmia Artística em 2022 e atua no grupo Piracema. Acredita na Euritmia Social como meio de transformação e desenvolvimento do ser humano. A partir de 2023, assume o cargo de Diretora Tesoureira da ABRE.

bottom of page