Espetáculos
A RIXA DAS BRUXAS - ou o menino que queria voar
A RIXA DAS BRUXAS ou o menino que queria voar é um espetáculo multidisciplinar – envolvendo Euritmia, Teatro, Poesia, Música, Dança, Canto... – que pretende restituir à criança um espaço lúdico, um tempo de encantamento e poesia. Um entretenimento singular, repleto de significados, banhado em fantasia, contemplação e singelo humor... um convite à imaginação, para toda a Família!
Sinopse:
Pela ajuda do Príncipe dos Pássaros, uma criança abandonada num espinheiro é encontrada e acolhida por um casal de camponeses. Ao crescer, Francisco, brincando com uma pipa, anseia por aprender a voar - como os pássaros...
Assista ao vídeo completo
Um dia é arrebatado por um Vento zombeteiro, até a morada de uma velha e misteriosa Bruxa, que lhe promete asas para voar. Estranhas criaturas, metade gente, metade aves, aprisionadas em gaiolas, alertam Francisco de que esse será também o seu fim. Espantado, ele foge dali, mas acaba aprisionado por outra Bruxa, sinistra e astuta, que o ilude, transformando-o num robô.
A primeira Bruxa aparece ali, e ambas disputam o menino numa rixa intensa. Logo, Francisco é protegido pelo Príncipe dos Pássaros. As Bruxas, percebendo sua impotência ante o poder da ave misteriosa, se unem para destruí-la, num feitiço de fogo. Porém, surgindo misteriosamente das cinzas, o Pássaro espanta as velhas feiticeiras, com uma lanterna de raios luminosos, trazida das esferas celestes.
A Francisco, o Pássaro presenteia a lanterna luzidia, e o encoraja:
Vai, Francisco, segue.
Deixa o destino te encaminhar.
Mas não esquece a tua vontade de voar!
Segue, determinante,
Até o objetivo alcançar.
A RIXA DAS BRUXAS ou o menino que queria voar é uma produção artística da Cia Terranova, que se contrapõe ao consumismo e à vertigem dos tempos atuais, e que vem para nutrir o humano dentro de nós!
Trajetória:
Em 2019 , o infantil A RIXA DAS BRUXAS ou o menino que queria voar estreou na 27ª Mostra de Teatro Monte Azul. O mesmo espetáculo integrou a turnê europeia de outro projeto da Companhia, o NA ANATOMIA OCA DOS PÁSSAROS ensaio lírico a Santos Dumont. De volta da Europa, ainda em outubro do mesmo ano, A RIXA DAS BRUXAS... realizou temporada na Oficina Cultural Oswald de Andrade em São Paulo.
Em fevereiro de 2022, com elenco renovado, através de patrocínio do Instituto MAHLE e do prêmio ProAC LAB36 da Secretaria Estadual de Cultura, a Companhia filmou A RIXA DAS BRUXAS... em formato de linguagem audiovisual.
Em março de 2022 o espetáculo reestreou no Espaço Cultural Rudolf Steiner em São Paulo, e se prepara para temporada pelo Sul do país no 2º semestre. Estão previstas apresentações nas cidades de Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Camaquã (RS) e Curitiba (PR).
Ficha Técnica:
Texto: Ana Luiza Gentil e Dino Bernardi
Concepção e Direção Cênica: Dino Bernardi
Direção de Coreografia: Marília Barreto
Euritmia: Juliette Schardt, Marília Barreto e Renate Nisch
Atuação: Fernando Aveiro, Naiara de Castro, Paula Duarte e Vitor Placca
Composição e Direção Musical: Marcelo S. Petraglia
Fagote: Luís Antonio Ramoska
Flautas: Paula Duarte
Percussão: Saulo Camargo
Cenário: Cesar Rezende e Dino Bernardi
Cenotécnica: Fernando Lemos
Figurinos: Dino Bernardi
Confecção: Cleusa Ferreira, Eliana Nascimento, Luci Oliveira, Salete André e Vera Luz
Adereços: Clau Carmo
Desenho de Luz: Thiago Capella
Operação de luz: Thiago Capella
Fotografia Still: Gabriel Lehto, Herbert Baratella, Renato Grieco e Rafael Botas
Produção Audiovisual: Circulus Ópera
Direção de fotografia e montagem: Thiago Capella
Cinegrafistas: Rafael Botas, Renato Grieco e Thiago G. de Oliveira
Captação de áudio: Pedro Del Rio
Projeto Visual: Lucia Barretti
Direção de Produção: Marília Barreto
Produção Executiva: Vitor Placca
Realização: TERRANOVA Cultura & Transformação
Para saber mais detalhes sobre o espetáculo acesse o link do Portfólio aqui.