Espetáculos

Espetáculo: NA ANATOMIA OCA DOS PÁSSAROS - ensaio lírico a Santos Dumont

O espetáculo traz à cena o grande personagem da História do Brasil e mundial – Alberto Santos Dumont. Mais do que sua biografia e sua obra, porém, já tão conhecidas do público brasileiro e internacional, este espetáculo é um convite ao espectador, na forma de um ensaio poético, a adentrar a alma de Santos Dumont, e vislumbrar ali arquétipos que dizem respeito ao ser humano contemporâneo. Na fusão de texto e dramaturgia com composições musicais temáticas para fagote e percussão, executadas ao vivo, tudo entrelaçado pela coreografia insólita da euritmia, descortina-se o drama existencial de Santos Dumont, entre o sonho e a obstinação, entre conquistas e perdas, que remetem às questões centrais da resiliência e da confiança numa dimensão maior da biografia humana.

 

Trajetória:

O projeto: NA ANATOMIA OCA DOS PÁSSAROS - ensaio lírico a Santos Dumont nasce em 2017, com a composição musical de Marcelo S. Petraglia, permeada da dramaturgia, concepção e direção cênica de Dino Bernardi. 

 

Estreia:

O espetáculo teve sua estreia na 26ª Mostra de Teatro Monte Azul em julho de 2018 em São Paulo, seguida de apresentações na Cia Paideia de Teatro e no espaço Cultural Rudolf Steiner, também em São Paulo. 

 

Apresentações:

De 6 a 27 de novembro de 2018 realizou sua 1ª temporada, no Teatro Itália. Aprovado pelo Edital Cleyde Iáconis da Secretaria Municipal de Cultura, em 2018 o espetáculo circulou por São Paulo, entre o CEU Butantã, o espaço da Cia Paideia de Teatro, o Teatro Itália e o Teatro Arthur Azevedo. 

 

Em setembro e outubro de 2019 realizou turnê à Europa, pela Holanda, Alemanha e Suíça, com destaque à sua participação no Festival MIMAGES de euritmia contemporânea, em Haia, Holanda.

 

Em 2021, após interrupção em razão da pandemia de COVID-19, o espetáculo foi contemplado pelo edital ProAC Lei Aldir Blanc, da Secretaria Estadual de Cultura, e ganhou uma versão para a linguagem audiovisual em formato de curta-metragem de 50 minutos. A versão virtual teve temporada de 14 a 18 de maio de 2021 no canal do YouTube da Cia Terranova, e vem sendo apresentada em diversos contextos, inclusive no Congresso Internacional de Euritmia, em abril de 2022, no Goetheanum, Suíça.

 

Aprovado pelo edital do SESI, o espetáculo NA ANATOMIA OCA DOS PÁSSAROS apresentou-se em outubro de 2021 em São Paulo e, no primeiro semestre de 2022, no SESI de Birigüi e de Rio Claro, no interior do Estado.


Em agosto de 2022 e espetáculo circulará em turnê pelo sul do Brasil, apresentando-se nas cidades de Florianópolis (SC), no SESC de Camaquã (RS), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR)
 

Ficha Técnica:

Texto e Dramaturgia: Dino Bernardi

Concepção e Direção Cênica: Dino Bernardi

Composição e Direção Musical: Marcelo S. Petraglia

Direção Artística: Marília Barreto

Atuação: Vitor Placca

Coreografia e Euritmia: Marília Barreto e Renate Nisch

Fagote: Luis Antonio Ramoska

Percussão: Saulo Camargo

Cenário: Cesar Rezende e Dino Bernardi

Cenotécnica: Fernando Lemos

Figurino: Dino Bernardi

Confecção de Figurinos: Cleusa Silva

Adereços: Denise Seignemartin

Desenho de Luz: Yuri Cumer

Adaptação e operação de luz: Thiago Capella

Fotografia Still: Gabriel Lehto e Rogerio Abbamonte

Produção Audiovisual: Circulus Ópera

Direção de Fotografia e Montagem: Thiago Capella

Cinegrafia: Rafael Botas, Rafael Mariano, Renato Grieco e Thiago G. de Oliveira

Captação e Mixagem de Áudio: Fabio Pereira, Miguel Vulcano e Pedro Del Rio

Projeto Visual: Lucia Barretti

Direção de Produção: Marília Barreto

Produção Executiva: Vitor Placca

Realização: TERRANOVA Cultura & Transformação

Para saber mais detalhes sobre a Cia Terranova de Euritmia e Teatro, o espetáculo, sua criação e trajetória acesse o link do Portfólio aqui.